Meia-Boca Futebol Clube

Porque como diria Nelson Rodrigues: "Só jogador mediocre faz futebol de primeira"

11.7.06

Sobre Zidane, a Copa e tudo mais...

Imagino que quando esse blog foi criado a expectativa era de uma Copa do Mundo à altura do imaginário que o torneio cria. Afinal, tínhamos Ronaldinho. A Inglaterra tinha o pentágono mágico. Os tchecos tinham Nedved em sua última oportunidade de fazer algo de bom internacionalmente. Era uma Copa que prometia.

Passadas semanas e vimos uma Copa muito, mas muito aquém das expectativas. Uma Copa em que Maxi Rodriguez é destaque; Andrea Pirlo foi melhor jogador em três oportunidades; Zé Roberto "roubou" a cena; Klose é artilheiro e a Itália vence de uma forma "ofensiva" - SIC! -definitivamente não merece entrar para a História como "a mais empolgante de todos os tempos".

A Copa do Mundo dos volantes, vejam só vocês. Com todo respeito aos volantes - afinal, MINEEEEEIRO é um deles -, mas não é normal que um volante brilhe. Volante carrega o piano pro astro tocar. A partir do momento em que o contra-regra ganha o spotlight, alguma coisa está errada.

É o fim da espontaneidade do talento, dirão os mais céticos. Mas a FIFA se recusa a assumir isso. Mesmo com o Cannavaro mostrando-se um zagueiro de alto nível nas finais, a FIFA dá a Bola de Ouro pro Zidane.

O Zidane que na minha opinião, não brilhou. Dizem que ele destruiu com o Brasil, mas o que tinha ali para ser destruído? Para mim, ele apenas jogou futebol e já foi mais do que suficiente. Esteve muito longe do brilhantismo demonstrado no Real Madrid e na França de outrora.

Mas a FIFA não pode assumir a mediocridade do torneio, precisa agraciar com a Bola de Ouro alguém com o mínimo de técnica e prestígio. Logo, ignorou a chifrada grotesca dada em Materazzi. A mesma FIFA que não deu o prêmio de revelação à Cristiano Ronaldo por ter simulado um pênalti deu o prêmio de melhor jogador à um atleta de 34 anos que mesmo no avançado de sua idade mostrou-se essencialmente desequilibrado emocionalmente.

E eu duvido que tenha doído mais no Materazzi do que doeu no torcedor, que na eterna ingenuidade esperava a atuação dos melhores jogadores do mundo e acabou vendo Portugal ser a equipe mais empolgante. E uma Copa que tem como equipe mais empolgante uma equipe do Felipão não pode ser levada a sério.

1 Bolas pro Mato:

  • At 9:06 AM, Blogger Deia said…

    Um belo desabafo, querido pedroka, eum belo desabafo.

     

Postar um comentário

<< Home