Efeito Petkovic
Não é só o mundo da moda que vive de tendência. A falta de organização e planejamento no futebol brasileiro faz com que, vez por outra, determinados episódios repercutam em diretorias por todo Brasil mais ou menos como: "E como é que eu nunca tinha pensado nisso?!".
Exemplo que eu quero dar: Santos de 2002. Diego e Robinho lideraram o time da Vila para o topo da tabela quando mal haviam atingidos suas respectivas maioridades. Qual foi a grande tendência para a temporada de 2003? Vamos todos investir na base! A salvação da lavoura está logo ali! E tome uma molecada imatura/meia boca bombando por aí. Quer só uns exemplos São paulinos? Fábio Santos e Júlio Santos. Que Leonel deixe sua opinião sobre os dois.
Por que o Santos de 2002 deu certo? Eu sei lá, porque sim; porque aquela foi uma geração "iluminada", mas isso tá longe de ser regra. . Investir na molecada, a priori, é sinal de que não existe verba pra arcar com um planejamento mais sério. De dezenas que tiveram de apelar pra esse recurso, só o Santos deu certo. Mas em 2003 não era assim que se pensava. Deu certo com o Santos, por que não daria certo em outras cercanias? Era simplesmente ÓBVIO.
Aí teve o Flamengo do ano passado, né? E a nova agora é o Petkovic. Esse que nada fazia há anos entrou na equipe do Flamengo e fez boas exibições, liderando o Flamengo para o título. Qual a tendência agora? Vamos investir nos veteranos! Dodô , El Loco Abreu, Sávio, Giovanni, Marcelinho Paraíba estão incumbidos de liderar seus respectivos escretes ao sucesso - isso porque eu nem citei a casa de repouso que o Corinthians pretende botar em campo.
É claro que ninguém lembra que junto com o Petkovic tinha um atacante de classe mundial e nomes menos expressivo, como Maldonado e Álvaro, que chegaram no meio da temporada e foram fundamentais para o bom funcionamento da equipe. A galera só pensa: "aquele sérvio jogou bola, né? Era isso que tava faltando, um toque de experiência, de maturidade!" e assim caminha o futebol brasileiro. Nessa seriedade.
Mas como diz Sério Reis, panela velha é que faz comida boa. Longe de mim afirmar que todo veterano será um retumbante fracasso. Desejo que todos possam fazer boas apresentações, mas acho que vai ter muito clube aí comprando o Clint Eastwood de Gran Torino e querendo que ele atue com a jovialidade do ator em Três Homens em Conflito. Esperar que um camarada de 35 anos tenha o mesmo desempenho físico/técnico de quando tinha dez anos a menos é no minimo muito arriscado. No dia em que só maturidade ganhar jogo, a seleção de masters será o novo Cosmos.
(Eu ia finalizar algo envolvendo "qualidade", "rugas" e "saco", mas prefiro zelar pela moral nesse nobre espaço internético. Peace out!)

1 Bolas pro Mato:
At 10:45 PM,
Deia said…
Acho que todos os posts deveriam acabar com PEACE OUT. ahahaahahhahahahahahahahahha
Postar um comentário
<< Home