Meia-Boca Futebol Clube

Porque como diria Nelson Rodrigues: "Só jogador mediocre faz futebol de primeira"

29.1.10

Robinho

Sim, o camarada joga muito. Sim, acredito que ele vá sobrar nos campos brasileiros. Mas eu queria dar pitaco mesmo é sobre o tudo mais que envolve. Gastos, objetivos e o já conhecido temperamento pouco aprazível do gajo.

Pense como torcedor. Seu time tava numa draga e de repente aparece um molecote magricela que fez chover. Aí o seu time ganha de forma surpreendente e avassaladora; e esse molecote pinta como, senão o maior - tem uns malucos aí que preferem o Giovanni, vai entender -, o mais vitorioso ídolo do time desde... sim, Pelé. É demais para um coração torcedor, não é mesmo?

Aí pinta uma proposta da Europa e a diretoria do seu time recusa, por entender que seu maior craque valia mais do que determinado valor. E o que o seu craque faz? Greve. Diz que quer sair porque tinha potencial para ser o melhor do mundo e só o poderia ser no Real Madrid. Cruza os braços e o clube acha melhor capitalizar.

Quatro anos depois, o craque volta. Foi discreto no Real Madrid - pra onde tanto quis ir e de onde também saiu pela porta dos fundos -, Foi discreto no Manchester City - para onde foi "por acidente", queria mesmo ir pro Chelsea de Felipão - e agora, resolve voltar para o clube que o revelou após outra saída tumultuada.

Mas analisemos friamente. Voltou por que? Porque é ano de Copa. Sua outrora intocável vaga na seleção começou a ficar ameçada por Nilmar, Alexandre Pato, Ronaldinho, entre outros. E os regressos de Ronaldo, Fred e Adriano provaram que o baixo nível técnico do futebol nacional viabiliza grande destaque para jogadores desse porte. E sem precisar se rebaixar às folhas salariais mais humildes.

Robinho virá ganhando um milhão de reais por mês. Só achei os dados de 2008, ano em que não houve o regresso de nenhum "world class", e temos na classificação final: São Paulo com folha de 2,3 mi/mes, Grêmio com 850 mil/mês e Cruzeiro com 1,5 mi/mes. Robinho vai ganhar mais do que o Grêmio de 2008. E deve ganhar pouco mesmo do que a folha do Santos atual.

Dinheiro pra isso acaba surgindo, vide Ronaldo. Mas pense no camarada que recebe vinte vezes menos. O camarada vai correr porque é profissional, vai dar o sangue; não questiono. Mas na hora do vamos ver, vai levar a culpa toda? Nada, deixa que o "milhãozinho" se vira. E vão alegar que não tem nada disso, mas sejamos sinceros. Você não se incomodaria, por melhor profissional que fosse seu colega? Se fizer chover, é engolir em seco e pensar no coletivo. Mas e se não fizer? Complica.

E aí voltamos: Robinho voltou pra que mesmo? Pensando na Copa. Então o planejamento do clube fica em plano acessório, concorda? Santos vai correr Campeonato Paulista e Copa do Brasil. Vai que o time cai, sei lá... nas quartas de final. Você imagina aquele Robinho do Manchester City com ânimo pra encarar algumas horas de ônibus até Itápolis pra enfrentar o Oeste? Ou vai dar aquele migué de "a África do Sul é logo ali, tenho que me preservar..."?

Então, recapitulando. O maior ídolo recente, que saiu em litígio pra lá de condenável, volta pra ficar seis meses, custando os olhos da cara e com 95% de seus pensamentos em objetivos pessoais. Vale a aposta ou tem potencial pra se tornar um elefante branco? Dá tempo de compensar o retorno em marketing ou vai ficar o Santos na saudade? Robinho só irá bater ponto no CT ou reviverá seus melhores momentos e voltará para Europa sob súplicas de "Fica, Robinho!"?

Tantas perguntas, não é mesmo? E como em cima do muro que sou, não vou responder nada. Peace out!

1 Bolas pro Mato:

  • At 10:15 AM, Blogger G.C said…

    digo e repito, a recepção que robinho teve é a prova cabal de que torcedor de futebol é mulher de malandro. do pior tipo de malandro. daquele malandro que bateu na maria da penha.

     

Postar um comentário

<< Home