Meia-Boca Futebol Clube

Porque como diria Nelson Rodrigues: "Só jogador mediocre faz futebol de primeira"

31.3.10

Maldito, Maldito Arsenal.

Diz Nick Hornby que o Arsenal das décadas de 60, 70 e 80 era carinhosamente apelidado pelos rivais de "Ugly, Ugly Arsenal". Aliás, as melhores partes de "Fever Pitch" são as racionalizações trágicas da consciência crítica de um viciado que não consegue se livrar da merda insuportável que o escraviza. Os últimos três anos tricolores me colocaram em situação parecida, mas eis assunto que prefiro ignorar.

Contextualizemos para chocar: ingleses acostumados com o futebol mais sem graça e feio do planeta, tutores de Muricy Ramalho, achavam o Arsenal o time mais chato da Inglaterra. O futebol do Arsenal seria a cara do Amaral, a Joseane, a Dercy Gonçalves eterna, o reflexo que diariamente contesta as ilusões do meu ego.

Eis que o mundo é dinâmico, os anos 90 chegaram, trouxeram bizarrices como Mc Martelo, Sir Mexe Deveras e perturbações várias. Em contrapartida e quase como pedido de desculpas, a década nos deu o Arsenal do Wenger, futebol bonito, pra frente e agradando Trajanos e Callazans. Mas os deuses do futebol vendem quando dão. Compra-se a glória com desgraça. Sendo direto: o preço do futebol bonito é sobrenatural.

O Arsenal pode ser um dos grandes exemplos contemporâneos de futebol arte, romântico e qualquer outro adjetivo Callazans, mas mexe com as convicções dos racionalistas mais obtusos da terra.

Meu caso. Eu me julgo racionalista, um cético muitas vezes tão chato quanto Dawkins, tão caricato quanto Padre Quevedo, mas os constantes músculos distentidos e os recorrentes ossos quebrados do Arsenal são provas empíricas suficientes para abalar meu positivismo ingênuo. É, bobão - canta o coro composto pela perna dividida em duas de Eduardo, a canela estraçalhada de Ramsey e a lesão de Fábregas que ri na cara de qualquer idéia de felicidade definitiva - há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a sua vã filosofia.

Bruxaria pode NON EXCZISTIR!, desafio em rede nacional todos os terreiros brasileiros a trabalhar contra a minha integridade física, É MENTIRA, É MENTIRA!, Deus pode ser reedição pouco original dos argumentos de Freud por Dawkins, mas o Arsenal, ah, o Arsenal é maldito. Maldito, Maldito Arsenal.

0 Bolas pro Mato:

Postar um comentário

<< Home