Meia-Boca Futebol Clube

Porque como diria Nelson Rodrigues: "Só jogador mediocre faz futebol de primeira"

27.4.10

Prêmio "Agora vai!"

Copa do Mundo é uma coisa fantástica, disso estamos carecas de saber. É um evento global, um evento democrático, uma oportunidade de ver o melhor e o mais inusitado no desporte. Disputa-se desde cifras milionárias oferecidas pelas grande corporações até módicos barris de rum e variantes - ah, saudoso Trinidad e Tobago! Ou seja: é um evento em que se espreme o suco e aproveita-se até o bagaço.

A Fifa fica escolhendo melhor jogador, dream team, etc; quando TODO MUNDO sabe que o prêmio mais legal é o que acompanharemos com mais afinco: o Prêmio "Agora vai!". É um prêmio concedido àquele jogador que não foi bem cotado antes do torneio, não foi o melhor, não estava na melhor equipe, não foi o mais promissor, não foi o campeão; mas que de alguma forma deu uma tumultuada no torneio e virou especulação na janela de transferência seguintes. Algo como "Como ninguém viu essa jóia antes?!" Daí que algum europeu mediano pagou uma fortuna no camarada e... era bijouteria e não deu em nada. Porque uma característica marcante do "Agora vai" é sua validade de uma Copa do Mundo. Se ganhar algo de importante depois, o título é automaticamente suspenso.

O patrono do prêmio "Agora vai!" é o camaronês Roger Milla. Sim, comeu a bola em 90, comemorava com danças muito mais divertidas que a dos meninos da vila. Mas o que fez além de enterrar a carreira do Higuita? Teve sucesso no futebol francês, mas vamos combinar que futebol francês é pouco para um camarada que fez acontecer na Copa do Mundo, não é mesmo? É uma característica do prêmio "Agora vai!". Ele te promete um filé mignon, mas o ônus dele é o eterno coxão duro.

Vamos lembrar dos vencedores de edições anteriores:

1994 - Aseed Al-Owairan


Ou o Maradona das Arábias, se você preferir. É enciclopedicamente famoso por esse gol contra a Bélgica em 94. Depois nunca mais fez nada digno de destaque no futebol. Mas merece destaque. Ser o prêmio "Agora vai!" da Copa mais alternativa da história é um feito e tanto.

Menções honrosas: Hagi - Romênia (sim, gênio, mas só decidia jogar MESMO em ano de Copa) e Salenko (foi o artilheiro com 6 gols, mas marcou cinco contra um eliminado Camarões de ressaca. O Valência acreditou...)

1998 - Mustapha Hadji


Marrocos só não se classificaram naquele ano porque o Júnior Baiano não quis, mas o time deles surpreendeu. E o mais virtuoso atleta era Hadji. O Coventry City pagou para ver a aposta de 27 anos e... foi isso. Jogou também no Aston Villa e atualmente joga no prestigioso futebol de Luxemburgo.

2002 - El Hadji Diouf


Liderou a equipe de Senegal que eliminou a então campeã França e alcançou as quartas de final do torneio. Desejado por diversas equipes européias, acabou no Liverpool por dez milhões de libras e ficou muito aquém do esperado. De ex-promessa mundial, atualmente defende o Blackburn Roovers, atual décimo segundo colocado da Premier League.


2006 - Paulo Wanchope


Olha, 2006 não teve lá muitas surpresas; mas pra manter o padrão de meia-boca terceiro mundista, vamos apelar pro Wanchope. Seu efeito agora-vai só durou um jogo, quando marcou dois pela Costa Rica contra a Alemanha na estréia do último mundial. Mas todo mundo que vê esses embates como representações pós modernas de David e Golias teve uma esperança momentânea em Wanchope. Só durou aquela partida e tivemos de transferir nossas esperanças para Trinidad e Tobago e sua saga pelos barris de rum.

Menção honrosa: Luca Toni (precisa explicar? Obrigado).

Quem levará o "Agora vai!" desse mundial? Copa na África é um cenário propício pra isso. E não nos esqueçamos que teremos Nova Zelândia e Coréia do Norte. Aguardemos! Peace out!

1 Bolas pro Mato:

  • At 2:03 PM, Blogger Unknown said…

    oi,vi seu blog contudo e deixei um comentario la, achei ele pelo multiply. futebol nao é mto a minha praia,mas tb vim dar uma conferidinha nesse pq estava no seu perfil.gostei do jeito q vc escreve sobre as coisas,se quiser me add no msn: pattydomicianni@hotmail.com
    bjs

     

Postar um comentário

<< Home