Meia-Boca Futebol Clube

Porque como diria Nelson Rodrigues: "Só jogador mediocre faz futebol de primeira"

8.6.10

O homem comum e a cobertura televisiva pós moderna

Brasileiro é um povo esculhambado, mas a gente faz questão de ordem em determinados aspectos do nosso viver. Desfile de escolas de samba pode ser uma desordem? Claro que não, faça o favor de seguir os critérios. Eu posso tacar um peito de frango desfiado no meio da feijoada? Pelo amor de deus, respeite nossos ancestrais e o aproveitamento máximo dos suinos! E se a gente trocasse o a cachaça da caipirinha pelo rum? Rum é coisa de caribenho, vamos fazer o favor de não bagunçar?

Isso também se aplica(va) ao futebol. Futebol no domingo a tarde, alguma mesa redonda sofrível na bandeirantes a noite, os gols do Fantástico e era essencialmente isso. Você perceba, tolerava-se a bandeirantes! Quem não curtia futebol reclamava, mas ninguém parecia particularmente preocupado com o que eles achavam disso. O status quo era respeitado!

Mas copa do mundo é o caos! É o maior evento da humanidade e vagabundo que cagou pra futebol por quatro anos se acha no direito de dar pitaco. Aí tem a galera que pergunta "cadê o Ronaldinho Fenômeno?", "esse [qualquer europeu relativamente exaltado pela crítica séria] é um enganador?" e "aaaai, olha quanto gatinho na Itália!" e abre espaço pros Tadeus Schimidts da vida e seus bolas murchas; cheios de humor - sic - irreverente - sic. Porque você precisa democratizar o futebol!

Democratizar é o caralho. Eles querem é que a amiga dona de casa não mude o canal por um mês. E tome Sandra Annenberg falando sobre FUTEBOL. Eu realmente tenho curiosidade para saber os conhecimentos futebolísticos de Sandra Annenberg. Você, sujeito cuja Copa do Mundo é um motivador fundamental para a existência em períodos quatrienais, fica de mãos atadas. Como proceder em um mundo onde todo e qualquer mortal por dar suas perspectivas?

(Antes que me julguem de preconceituoso: você me vê dando pitaco sobre São Paulo Fashion Week? Você viu alguma crítica minha sobre a discografia da Lady Gaga? Não. Porque eu não tenho hábito de comentar sobre o que eu NÃO ENTENDO!)

Mas ai inventaram a TV a cabo, onde tem uma dúzia de tarados - a maioria deles menos capacitada do que você, claro - falando sobre futebol por todo o tempo. Mas nem tudo são flores. De um lado a ESPN Brasil, que adotou a rabugice como lema. Tudo que envolve Dunga e Ricardo Teixeira deve ser qualificado como feio, chato e cara de melão; chegando ao ponto de gente lá reclamar de assistir a final da copa passada em um estádio. Porque o futebol moderno é muito chato, sabe? Enfia no cu, canalha! Beleza que CBF e afins passam longe da idoneidade, mas essa postura de mídia independente tende a encher o saco. É Copa do Mundo! Tem coisa mais séria por um mês!

Aí do outro lado você tem a Sportv, que nunca prestou como "formador de opinião" simplesmente por eles não poderem falar mal do próprio produto. Mas esse ano a galera abusou. Curte só quem vai aparecer na grade fechada. É uma piada de gosto tão ruim que qualquer comentário é dispensável. Enquanto isso, eu aqui com minha vinte polegadas analógica... Vida, essa coisa injusta.

E agora, José? Pedir uma concessão pro Lula, fundar minha própria TV, contratar Léo Batista como apresentador dos noticiários e Sílvio Luiz para narrar as pelejas? Aceitar a genialidade - SIIIIC - de Schimidt e que a irreverência e transmissão destinadas a toda família serão o novo mote para as futuras competições? Promover a Marcha dos Homens de Bem a Favor do Futebol Sério e retomar a seriedade perdida?

Muitos questionamentos; muito pouco tempo. Só sei que depois uns e outros entram no cinema e matam vinte e a culpa é da família, da sociedade, do capitalismo e de outras coisas mais. Não, a culpa é de quem invadiu a seara alheia! Nada mais digo! Peace Out!

2 Bolas pro Mato:

  • At 4:17 PM, Blogger Deia said…

    susaniiiiiiiiiiiiiiinha! Bem , poderei traçar comentários sobre a imprensa internacional em breve!

     
  • At 4:18 PM, Blogger G.C said…

    O Senhor é muito diplomático, mas eu não, me recuso, o mundo merece saber o nome do sujeito que reclamou de ver a final da copa de 2006 no estádio: CALLAZANS. Sim, mundo, CALLAZANS. A Copa tava chata, os jogos ruins, né? Muito chato mesmo ver a final da Copa no estádio. Bom mesmo é ficar em casa vendo a Copa com os comentários do Callazans. Nunca entendi tão bem a mentalidade do cabra homem que surta, mata um e mata mil(mil-mil-mil-mil).

     

Postar um comentário

<< Home